Sistema Estrutural Integrado

O que é o SEI?

O Sistema Estrutural Integrado - SEI é uma rede de transporte público composta de linhas de ônibus e metrô. Todas estas linhas são integradas através de terminais especialmente construídos, o que possibilita uma multiplicidade de ligações de origem-destino, através de viagens modais ou multi-modais.

O SEI é voltado para o transporte de massa e apresenta uma configuração espacial constituída por eixos Radiais e Perimetrais. No cruzamento destes dois eixos, ficam situados os Terminais de Integração que permitem ao usuário a troca de linha sem pagar nova tarifa.

Como funciona o SEI?

O acesso do subúrbio aos Terminais de Integração se dá através das Linhas Alimentadoras. Ao todo, são 10 Empresas Operadoras, responsáveis por 185 linhas, das quais 123 são alimentadoras, 3 Perimetrais, 24 troncais, 18 Interterminais, 6 transversais e 11 circulares, atendendo dez dos quatorze municípios da Região Metropolitana do Recife.

Os terminais integrados são fechados e proporcionam aos usuários um ambiente limpo, seguro e confortável. Todos possuem equipamentos como lanchonetes, lojas, funcionários treinados para funções específicas (como segurança e vigilância) que facilitam, ainda mais, a utilização do Sistema por parte dos usuários.

As cores do SEI:

Os ônibus do SEI foram pintados com as cores da bandeira de Pernambuco para facilitar a identidade visual. Confira:

Ônibus amarelos Ônibus amarelos - linha alimentadora: trazem os usuários do subúrbio até o terminal integrado mais próximo.

 

Ônibus vermelhos Ônibus vermelhos - linha perimetral: cruzam grandes corredores sem passar pelo centro da cidade.

 

Ônibus azuis Ônibus azuis - linha radial: levam o usuário dos Terminais de Integração até o centro do Recife.

 

Ônibus verdes Ônibus verdes - linha interterminal: levam o usuário de um Terminal de Integração para outro

 

Ônibus brancos Ônibus brancos - Linha circular: levam os usuários a áreas do entorno do terminal

 

Como foi implantado o SEI?

Todas as linhas que fazem parte do SEI foram inseridas no Sistema após negociação com as comunidades, prefeituras e empresas operadoras. Para isto, foram realizadas reuniões com lideranças de entidades populares da RMR, instituições e órgãos oficiais no sentido de esclarecer o funcionamento do Sistema. Cartilhas informativas, panfletos, mapas e até um grupo de teatro foram usados para demonstrar nas comunidades as vantagens os usuários passariam a usufruir com o novo Sistema.

 
« Voltar