BRT Via Livre

Os usuários do transporte público da Região Metropolitana do Recife (RMR) ganharam, no ano de 2014, um novo modal de ônibus, o BRT (Bus RapidTransit) Via Livre. Os novos equipamentos possuem um espaço maior do que os veículos convencionais e podem transportar de 140 a 160 passageiros.

Com ar-condicionado, motor traseiro, além de câmbio automático, que traz mais conforto tanto para o motorista, quanto para os passageiros, os ônibus possuem quatro portas duplas do lado esquerdo, com acesso ao nível do piso do veículo. Os BRTs também contam com iluminação interna de led, monitoramento por GPS, sistema de comunicação com o Centro de Controle Operacional, aviso sonoro de paradas, piso nivelado às plataformas das estações e terminais.

O Via Livre não propõe apenas uma mudança na frota, mas sim um conjunto de mudanças que juntas formam um novo conceito de mobilidade urbana. Para isso, foram construídos dois corredores de ônibus, o Norte/Sul e o Leste/Oeste que ligam os municípios de Paulista e de Camaragibe ao Centro do Recife, respectivamente.

O embarque e desembarque dos passageiros do Via Livre é realizado através das estações modernas construídas especificamente para o modal nos dois corredores. As estações possuem embarque em nível, são equipadas com sistema de som, ar-condicionado e portas automáticas que são acionadas quando os veículos acoplam na plataforma.

Através de uma infraestrutura segregada, na maior parte do corredor, com prioridade de ultrapassagem, operação rápida e frequente, o novo modal proporciona ganho no tempo de viagem, fazendo com que os horários das linhas sejam cumpridos, reduzindo o tempo de espera dos passageiros.

CORREDOR VIA LIVRE NORTE/SUL

O Corredor Via Livre Norte/Sul permite a ligação dos municípios de Igarassu, Abreu e Lima,  Paulista e Olinda ao Centro do Recife. Atualmente operando com seis linhas e 25 estações, o corredor atende uma demanda de 66 mil usuários por dia. A previsão é que o Norte/Sul, quando estiver operando em sua totalidade, chegue a atender cerca de 155 mil pessoas diariamente nas sete linhas e nas 26 estações construídas.

Corredor Norte-Sul

Linhas em operação:

1900 – TI PE-15 (PCR)
1915 – TI PE-15 (Dantas Barreto)
1979 – TI Pelópidas (Dantas Barreto)
1976 – TI Pelópidas (PCR)

1970 - TI Pelópidas/TI PE-15
1946 – TI Igarassu (PCR)

1961-  TI Abreu e Lima(Dantas Barreto)

1962- TI Abreu e Lima (PCR)

CORREDOR VIA LIVRE LESTE/OESTE

O Corredor Via Livre Leste/Oeste possibilita que os passageiros do município de Camaragibe se desloquem até o Centro do Recife através de três linhas de BRT em operação. Este corredor conta atualmente com 15 estações em funcionamento e atende uma demanda de 50 mil usuários por dia. A expectativa é que esse número chegue a 180 mil pessoas/dia quando o corredor estiver operando em sua totalidade com oito linhas e 26 estações.

Corredor Leste-Oeste

Linhas em operação:
2450 – Camaragibe (Conde da Boa Vista)
2480 – Camaragibe/Derby
2437 – TI Caxangá (Conde da Boa Vista)

2441 – (BR-101) (Conde da Boa Vista)

2443- (BR-101) / TI Joana Bezerra

2444- T.I CAX.G.Vargas