O Sistema Estrutural Integrado (SEI) é uma rede de transporte público composta de linhas de ônibus e metrô. Todas estas linhas são integradas através de terminais especialmente construídos, o que possibilita uma multiplicidade de ligações de origem-destino, através de viagens modais ou multi-modais. Dentro do SEI, operam cinco tipos de linhas:

  • Alimentadora: leva os usuários do subúrbio até o terminal integrado;
  • Troncal: transporta os usuários do terminal integrado para o Centro;
  • Perimetral: circula entre dois terminais integrados passando pela via perimetral na maior parte do trajeto;
  • Interterminal: circula entre dois terminais integrados atendendo tanto as vias perimetrais como as locais;
  • Circular: tem origem no terminal integrado e circula em determinada área, transportando usuários nos dois sentidos.

O SEI é voltado para o transporte de massa e apresenta uma configuração espacial constituída por eixos Radiais e Perimetrais. No cruzamento destes dois eixos, ficam situados os Terminais de Integração que permitem ao usuário a troca de linha sem pagar nova tarifa.

O acesso do subúrbio aos Terminais de Integração se dá por meio das linhas alimentadoras. Ao todo, são dez empresas operadoras, responsáveis por 185 linhas, das quais 123 são alimentadoras, três perimetrais, 24 troncais, 18 Interterminais, seis transversais e 11 circulares, atendendo dez dos 15 municípios da Região Metropolitana do Recife.

Os terminais integrados são fechados e proporcionam aos usuários um ambiente limpo, seguro e confortável. Todos possuem equipamentos como lanchonetes, lojas, funcionários treinados para funções específicas (como segurança e vigilância) que facilitam, ainda mais, a utilização do Sistema por parte dos usuários.

Todas as linhas que fazem parte do SEI foram inseridas após negociação com as comunidades, prefeituras e empresas operadoras. Para isto, foram realizadas reuniões com lideranças de entidades populares da RMR, instituições e órgãos oficiais no sentido de esclarecer o funcionamento do Sistema.