Ônibus devem ganhar mais velocidade com Faixa Azul em Afogados

O Grande Recife solicitou à Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) o prolongamento da Faixa Azul, no trecho que vai da descida da Ponte Motocolombó à entrada do Terminal Integrado Largo da Paz, em Afogados. Com isso, o Consórcio permitirá que cinco linhas de ônibus passem por dentro do TI. O objetivo é ampliar, a partir deste sábado (30), o alcance da faixa exclusiva de ônibus, ganhando velocidade e tempo de viagem para os coletivos.

Com o prolongamento de 100 metros da Faixa Azul, as linhas as linhas 121 – Vila da Sudene, 122 – Vila do Ipsep, 166 – TI Cajueiro Seco (Rua do Sol), 167 – TI Tancredo Neves (IMIP) e 168 – TI Tancredo Neves (Cde. da Boa Visa) utilizarão o TI Largo da Paz como faixa de rodagem. Ou seja, elas passarão pelo terminal, mas não se tornarão linhas alimentadoras do equipamento. Somente as 115 – TI Aeroporto/TI Afogados e 870 – TI Xambá/TI Largo da Paz continuarão parando para o embarque e desembarque de passageiros.

Nos dias úteis, serão 39 ônibus a mais trafegando pelo TI. Juntos, estes veículos realizam 340 viagens e transportam uma média de 16,8 mil passageiros. “A nossa expectativa é que, com a mudança, todos estes usuários sejam beneficiados com um menor tempo de viagem. Além disso, sabemos que haverá um rebatimento no tráfego misto que estará mais livre para os carros de passeio”, afirma o coordenador de Operações do Grande Recife, Mário Sérgio Cornélio.

A mudança tem início neste sábado (30) e passará por um período de avaliação de 60 dias, tempo em que o Consórcio deverá analisar os impactos no trânsito da área. Com um resultado positivo, o Grande Recife poderá permitir que outras quatro linhas de ônibus passem por dentro do TI Largo da Paz.

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações os usuários podem entrar em contato com o Grande Recife Consórcio, por meio da Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou Whatsapp (99488.3999), somente para reclamações.