Atualmente, o VEM Trabalhador beneficia aproximadamente 450 mil trabalhadores, que o utilizam para o deslocamento casa/trabalho/casa no Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife. Dezoito mil empresas, públicas e privadas, estão cadastradas junto ao Grande Recife para a utilização do serviço.

O VEM Trabalhador oferece todo o conforto e segurança do carregamento embarcado (que possibilita a inserção dos créditos no cartão eletrônico dentro do próprio ônibus). Para os empregadores, a chegada do VEM Trabalhador significa um avanço importante, que facilita bastante as rotinas administrativas, incluindo a redução de tempo e de custo.

Além do canal online (www.vemgranderecife.com.br), as empresas também podem utilizar os serviços oferecidos na Gerência Comercial do Consórcio, localizada dentro do Expresso Cidadão do Parque do Cordeiro. Neste local, as empresas podem pegar os cartões solicitados e, se preferirem, carregar os bilhetes no próprio posto. Nestes casos, será necessário que o portador esteja com todos os cartões que serão carregados e o pagamento terá que ser feito por meio de pagamento de boleto bancário.

O VEM Trabalhador possibilita aos empregadores pessoas-físicas a disponibilização dos bilhetes para funcionários que exercem funções como empregada doméstica, motoristas particulares, jardineiros, entre outros. Para isso, o empregador terá que cadastrar seu CPF no site www.vemgranderecife.com.br e registrar a quantidade de funcionários que irão utilizar o VEM Trabalhador. O pagamento dos créditos pode ser feito na rede credenciada e o carregamento também será embarcado.

Para esta opção, a carga dos cartões é feita exclusivamente na Divisão Comercial do Grande Recife, localizada dentro do Expresso Cidadão do Parque do Cordeiro. Caso sua empresa não esteja cadastrada em nosso site,Para esta opção, a carga dos cartões é feita exclusivamente na Divisão Comercial do Grande Recife, localizada dentro do Expresso Cidadão do Parque do Cordeiro. Caso sua empresa não esteja cadastrada em nosso site, clique aqui.

Para a compra de créditos com a carga dos cartões sendo feita dentro do ônibus (carregamento embarcado), no período máximo de 72h após o pagamento, clique aqui.

Perguntas Frequentes

Como faço para solicitar o cartão VEM Trabalhador?

Funcionário

  • Procure o setor de RH da empresa onde trabalha.

Pessoa Jurídica

  • Faça o cadastro da empresa no site www.vemgranderecife.com.br. Após a aprovação do cadastro, a empresa receberá um e-mail de confirmação. Depois do recebimento deste e-mail, efetue o cadastro dos empregados.

Pessoa Física

  • Essa opção deve ser utilizada pelas pessoas que possuem funcionários particulares, tais como empregadas domésticas, jardineiros, motoristas, babás etc. O empregador deve realizar seu cadastro e, após confirmação, cadastrar seus funcionários.

Como recarregar o cartão?

Existem três formas de recarregar o cartão:

  • Pela internet – A empresa deverá fazer o pedido de créditos na área de recarga online do Vem Trabalhador. Os cartões receberão os créditos automaticamente no validador dos ônibus em até três dias úteis após pagamento do boleto.
  • Na Divisão Comercial do Grande Recife (Parque de Exposições de Animais do Cordeiro, Avenida Caxangá, nº2.200): O contratante deverá gerar um boleto bancário no valor total da compra de créditos no site www.granderecife.pe.gov.br, quitá-lo em qualquer agência do Banco Bradesco e recolher todos os cartões que receberão os créditos. Só serão recarregados cartões já emitidos.
  • No Posto de Atendimento do VEM (Rua da Soledade, 259, Boa Vista, de segunda a sexta-feira, das 08h30h às 17h30): A compra de crédito do VEM Trabalhador só poderá ser realizada mediante o pagamento em espécie, devendo no ato da compra o portador deve estar de posse do cartão VEM Trabalhador no qual deseja efetuar a recarga.

É cobrada alguma taxa?

É cobrada apenas uma taxa de serviços sobre o valor da recarga para compras online.

Quanto tempo após o pagamento do boleto os créditos são liberados?

Em até 03 (três) dias úteis.

O que fazer em caso de roubo/perda do cartão?

O usuário ou o RH/ Departamento Pessoal de sua empresa poderá solicitar o bloqueio através do teleatendimento de segunda à sábado, no horário das 07h às 19h, através do telefone (81) 3125.7858, ou ainda se dirigir ao Posto de Atendimento do VEM, no horário das 08h30 às 17h30, de segunda à sexta-feira, munido de documento de identificação com foto e autorização da empresa ou autorização do titular do cartão. Neste último com cópia do RG (com assinatura idêntica na autorização) e CPF do titular do cartão, em caso de bloqueio de cartões de terceiros.

Quanto tempo é necessário para que o bloqueio seja efetuado?

No máximo, 48 horas após a solicitação.

Como solicitar a 2ª via do cartão?

O usuário, ou o setor responsável da sua empresa, deve se dirigir ao Posto de Atendimento do VEM, das 08h30 às 17h30, de segunda à sexta-feira, portando original do RG e CPF no caso do titular e, em caso de portador, além da carta de autorização, cópias do RG e CPF do titular do cartão, e pagar o valor referente a 2ª via, que custa 6 (seis) tarifas do  anel A, em dinheiro. O cartão será entregue na hora e os créditos remanescentes do cartão bloqueado, serão transferidos para o cartão de 2ª via a partir de 3 (três) dias, contados após o dia da solicitação, através do batimento do novo cartão no validador dos ônibus.

Em caso de troca de emprego é preciso fazer um novo cartão?

Não. O cartão pertence ao usuário. Caso o funcionário não faça mais parte da empresa, esta deverá inativá-lo na área de vendas online. Caso ele seja contratado por uma nova empresa, esta deverá se encarregar de atualizar o cadastro do funcionário, pedindo o número do seu cartão para inseri-lo no cadastro da empresa.

Como receber o cartão (ou cartões)?

Empresas

  • Um representante da empresa deverá fazer o resgate dos cartões no Posto de Atendimento do VEM da Divisão Comercial do Grande Recife, munido de: Autorização emitida pela empresa em papel timbrado, contendo a identificação do funcionário, incluindo número de RG do portador que terá que comprovar a identidade.

Pessoa Física

  • Os cartões serão entregues no Posto de Atendimento do VEM da Divisão Comercial do Grande Recife, mediante apresentação de RG e CPF originais.

Os créditos eletrônicos tem validade?

Sim. Os créditos eletrônicos tem validade de 180 dias, contados a partir da data do seu pagamento conforme estabelecido na Lei nº 15.190, de 12 de dezembro de2013, no seu artigo 17.

Divisão Comercial do Grande Recife, localizada dentro do Expresso Cidadão do Parque do Cordeiro, na Av. Caxangá, nº 2200, bairro do Cordeiro.

Mais informações:

Vem Grande Recife