No dia 04 de março de 2009, o Grande Recife Consórcio de Transporte deu início à implantação do novo sistema de bilhetagem eletrônica da Região Metropolitana do Recife. Cerca de 300 mil cartões do VEM Estudante começaram a ser entregues aos usuários neste período, dando início à extinção do Passe Fácil.

Primeira via – Documentos necessários: Carteira de estudante, certidão de nascimento (até 16 anos), carteira de identidade (maiores de 16 anos), CPF, comprovante de matrícula ou de frequência escolar. É necessário a presença do aluno para a captura da foto.

Segunda via – Documentos necessários: Carteira de estudante em vigor e o comprovante de matrícula (cópia e original). É importante a presença do aluno para foto. Obs.: É necessário o pagamento de seis (6) tarifas A.

Onde Solicitar

Central de Processamento e Comercialização de Créditos Eletrônicos
Local: Rua da Soledade, 259, Boa Vista
Horário: 7h às 19h (Autoatendimento)
Horário: 08h30 às 17h30

Opções de carregamento

Central de Processamento e Comercialização de Créditos Eletrônicos
Local: Rua da Soledade, 259, Boa Vista
Horário: 7h às 19h (Autoatendimento)
Horário: 08h30 às 17h30

Limite de créditos – 70, 95 ou 120.

  • Nas máquinas de autoatendimento: Seis vezes ao mês.

Observação:

Os créditos eletrônicos têm validade de 180 dias, contados a partir da data do seu pagamento, conforme estabelecido na Lei nº 15.190, de 12 de dezembro de 2013, no seu artigo 17.
Para a compra de créditos com a carga dos cartões sendo feita dentro do ônibus (carregamento embarcado), no período máximo de 72h após o pagamento, clique aqui.
Informações: 0800.081.0158

Solicitação de aumento de crédito para os estudantes

Onde Solicitar
Divisão de Concessão de Abatimentos e Gratuidades – DIAG
Local: Parque de Exposição de Animais do Cordeiro, nº2200.
Horário: De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h
Informações: 3182.5800

Documentos necessários:

Cópias da carteira de estudante; Cartão VEM Estudante, comprovante de matrícula e comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone), não sendo necessário estar no nome do requerente.

– Estudante secundarista – Comprovante de matrícula e/ou declaração de frequência escolar, contendo dias e horários, datados e assinados pelo responsável da entidade.

– Estudante universitário – Comprovante de matrícula com grade escolar do semestre vigente e/ou declaração contendo o dia e hora de cada disciplina que está cursando, datado e assinado pelo responsável da entidade;
Se fizer estágio, anexar cópia do Termo de Compromisso de Estágio (conforme Lei do Estágio nº 11.788 de 25/09/2008);

Consulte a solicitação de aumento créditos do seu cartão

Observações:

1) Prazo para análise: até 05 dias úteis após a data de entrada;

2) A solicitação de aumento de créditos deverá ser renovada no início de cada semestre. 1° semestre (janeiro a junho) e 2° semestre (julho a dezembro);

3) O aumento de crédito só será concedido para instituições de ensino e cursos cadastrados no Grande Recife;

4) Caso opte por enviar este requerimento através do e-mail (diag.vemestudantil@granderecife.pe.gov.br), digitalizar de forma legível a documentação (não tirar foto do documento) supra solicitada. Formatos aceitáveis: pdf ou jpeg;

5) A solicitação do aumento de crédito ficando pendente por falta de documentação, e não sendo providenciada no prazo de 30 dias a contar da data de entrada, a solicitação será arquivada por falta de documentação.

Download do formulário, clique aqui.

Mais informações

Vem Grande Recife