“E se fosse você” promove inclusão social no TI Xambá

A inclusão e a empatia foram desenvolvidas nesta quarta-feira (15) no Terminal Integrado de Xambá na primeira ação deste ano do “E Se Fosse Você?”. A campanha de conscientização, realizada desde 2015 pelo Grande Recife junto a usuários e operadores do Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP/RMR), tem por objetivo trabalhar as dificuldades enfrentadas por idosos e pessoas com deficiência nos ônibus e Terminais Integrados.

Durante a manhã, a equipe educativa do Consórcio convidou as pessoas que estavam no terminal a passarem por simulações de diversos tipos de deficiência utilizando cadeira de rodas, muletas, abafadores e óculos, para diminuir a capacidade auditiva e visual, e ainda pesos nas pernas e braços, a fim de aumentar a dificuldade de locomoção.

Marcus Petrônio Iglesias, gerente de Relacionamento do Grande Recife, explica que as situações levam os usuários à reflexão. “No dia a dia, é comum não estar atento às necessidades de quem está ao nosso redor e, principalmente, das pessoas com deficiência. Ações como as realizadas hoje (15) buscam trabalhar a empatia, o estar no lugar do outro e promovem uma mudança de atitude tanto em quem usa o ônibus, quanto em quem transporta esses usuários”.

Este é o caso de José da Silva, motorista de ônibus da operadora Caxangá, que vivenciou a experiência de estar sobre uma cadeira de rodas, realizando inclusive o embarque em uma linha de ônibus. “É uma situação desconfortável, geralmente sou eu quem aciono a plataforma veicular para que a pessoa embarque. É difícil estar neste lugar, mas é importante e faz com que a gente pense sempre em melhorar”.

As dinâmicas do “E Se Fosse Você?” seguirão até o mês de dezembro. Confira abaixo o cronograma:

Dia: 11/06

TI Getúlio Vargas

Dia: 09/07

TI PE-15

Dia: 13/08

TI Tancredo Neves

Dia: 17/09

TI Caxangá

Dia: 08/10

TI Joana Bezerra

Dia: 12/11

TI Barro

Dia: 03/12

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.