Grande Recife realiza campanha para sensibilização dos usuários e operadores do transporte público

O pontapé inicial foi dado para mais uma edição da campanha “E se fosse você?”. A ação foi oficialmente lançada e já começa nesta quarta-feira (15), a partir das 08h, no Terminal Integrado Xambá, localizado em Olinda. A iniciativa é realizada pelo Grande Recife Consórcio de Transporte e tem como o objetivo sensibilizar usuários, motoristas e cobradores sobre os direitos das pessoas idosas e com deficiência que utilizam o transporte público.

A ação educativa envolve música, roda de conversa, fiscalização das Plataformas Elevatórias Veiculares (PEVs) dos ônibus e a vivência de situações que simulam a rotina de uma pessoa idosa e com deficiência. A campanha é realizada da seguinte forma: os usuários são convidados a embarcar nos ônibus utilizando óculos embaçados, muletas, caneleiras de peso e protetor auricular. O intuito é estimular o respeito e o cuidado dos demais usuários e operadores com estes dois segmentos, as pessoas idosas e os usuários com deficiência, que têm prioridade no sistema de transporte público.

Segundo o gerente de Relacionamento do Consórcio, Marcus Petrônio Iglesias, nesta edição os líderes comunitários que moram no entorno dos Terminais Integrados também estão sendo convocados para participarem da ação.  “Além de vivenciar as dificuldades que passam os idosos e as pessoas com deficiência, os líderes comunitários serão agentes multiplicadores da campanha nas comunidades onde atuam”, diz Iglesias.

A ação “E se fosse você” faz parte do Programa Gentileza Faz a Diferença e é realizado em parceria com as empresas operadoras do Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP). O sistema transporta diariamente em média 1,8 milhão de usuários. Desses usuários, além dos idosos, 35 mil têm algum tipo de deficiência física, visual, auditiva ou intelectual.

Confira abaixo, o cronograma da atividade:

Dia: 15/05

TI Xambá

Dia: 11/06

TI Getúlio Vargas

Dia: 09/07

TI PE-15

Dia: 13/08

TI Tancredo Neves

Dia: 17/09

TI Caxangá

Dia: 08/10

TI Joana Bezerra

Dia: 12/11

TI Barro

Dia: 03/12

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.