Telebras e Secid entregam rede de fibra óptica dos corredores de BRT Norte-Sul e Leste-Oeste

A Telebras e a Secretaria das Cidades promoveram, na manhã desta quarta-feira, 19, a entrega da rede de fibra óptica instalada nos corredores de BRT Norte-Sul e Leste-Oeste. A ação é fruto do convênio firmado entre a Telebras, Grande Recife e Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Com a implantação, as 42 estações de BRT da Região Metropolitana passam a contar com vídeo-monitoramento em tempo real, além do controle de dispositivos de aberturas e fechamentos de portas, ar-condicionado e sistema de som.

Para a implantação da fibra óptica nos dois corredores de BRT, foi aproveitada a infraestrutura de dutos que já existiam no local. Além de implantar toda a fibra óptica ao longo dos corredores, a Telebras realizou as obras necessárias para a finalização da estrutura existente.

“Através dos corredores de BRT, esta rede de fibra óptica cruza vários municípios da Região Metropolitana. Isso nos dá a possibilidade de, no futuro, ampliar esta iniciativa para mais cidades do Estado. Queremos levar internet boa e de baixo custo para todos”, comentou o presidente da Telebras, Jarbas Valente.

“Iniciamos as conversas com a Telebras a partir do momento que o governador Paulo Câmara nos autorizou a buscar, em Brasília, os recursos necessários para a iniciativa. Não existe custo para o Governo de Pernambuco neste projeto. Todo o investimento de, aproximadamente, R$ 15 milhões, vem direto do Governo Federal”, afirmou o secretário das Cidades, Francisco Papaléo.

A rede irá auxiliar o Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação (Simop) do Grande Recife. Cada estação de BRT é equipada com quatro câmeras internas e uma externa. Com a estrutura os equipamentos podem, agora, transmitir ao vivo as imagens tanto para a Central de Monitoramento do Consórcio, quanto para o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), da Secretaria de Defesa Social.

“Com esta novidade, o usuário poderá saber, em tempo real, quantos minutos o BRT levará para chegar, uma vez que a informação estará disponível no monitor presente à Estação e no aplicativo do Grande Recife que já está disponível para a população”, disse o diretor presidente do Consórcio, Ruy Rocha.

Além da implantação do material nos dois Corredores, foi disponibilizada também fibra óptica em toda a malha do metrô do Recife, onde existem 14 Terminais Integrados de ônibus. Toda esta malha representa mais de 140km de fibra óptica, ampliando significativamente a conectividade entre os modais ônibus/metrô de Pernambuco. Entre os benefícios que podem ser citados com a implantação da fibra óptica está a possibilidade de disponibilização de internet gratuita (Wi-Fi) aos usuários das estações de BRT e de Terminais Integrados.

Um dado importante é que toda a malha da fibra óptica está conectada à Central Tecnológica da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI). Dessa forma, foi ampliada significativamente a abrangência de coberturas das redes de comunicação do Governo do Estado.

A partir de agora, o Grande Recife poderá colocar em funcionamento todas as soluções tecnológicas previstas no projeto do Simop, permitindo, dessa forma, o acompanhamento da operação das linhas do Sistema de Transporte Público do Recife e Região Metropolitana.

Estiveram presentes o secretário das Cidades, Francisco Papaléo; presidente da Telebras, Jarbas Valente; o superintendente da Companhia de Trens Urbanos (CBTU), Leonardo Beltrão; a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lúcia Melo; o diretor-presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Ruy Rocha; o presidente da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI-PE), Romero Guimarães; o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran/PE), Charles Ribeiro; o presidente da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI), Germano Oliveira.