Consórcio comemora ação de respeito e inclusão no Dia da Pessoa com Deficiência

O Grande Recife aproveita o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, lembrado na próxima segunda-feira (03), para comemorar os resultados da campanha “E Se Fosse Você?”. A iniciativa foi realizada entre os meses de agosto e dezembro deste ano em 14 Terminais Integrados da Região Metropolitana. O encerramento do projeto acontece no TI Abreu e Lima, das 08h às 12h.

Um café da manhã com música ao vivo e a confraternização com voluntários marcam a conclusão da campanha “E Se Fosse Você?”, em 2018. Em cinco meses de atividades, a equipe da Gerência de Relacionamento do Grande Recife esteve presente, uma vez por semana, em algum terminal integrado da RMR. Com isso, chamaram a atenção de inúmeras pessoas para a importância do respeito e inclusão da pessoa idosa e da pessoa com deficiência no transporte público.

“Algumas pessoas foram convidados a embarcar nos ônibus utilizando muletas, óculos embaçados, caneleira de peso e protetor auricular. O objetivo é estimular o respeito e o cuidado dos demais usuários e operadores com estes dois segmentos que têm prioridade no transporte público”, afirma o gerente de Relacionamento do Grande Recife, Marcus Petrônio Iglesias.

Além da ação de conscientização, fiscais do Consórcio atuaram na checagem dos itens de segurança e manutenção dos coletivos. Ao todo, foram vistoriados 274 ônibus de diferentes linhas. Desses, 12 apresentaram algum problema técnico ou mecânico e precisaram ser recolhidos para reparos, só depois retornaram à operação.

“Nós encerramos a campanha, este ano, com um sentimento muito positivo porque os depoimentos das pessoas que participaram mostram que elas saíram sensibilizadas. Algumas não faziam ideia da dificuldade em circular com uma cadeira de rodas ou das limitações de uma pessoa idosa”, comenta Marcus Petrônio. O gestor diz ainda que, em 2019, o “E Se Fosse Você?” seguirá para outros terminais integrados que não foram alcançados este ano.

A campanha “E Se Fosse Você?” faz parte do Programa Gentileza Faz a Diferença, do Consórcio em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Urbana-PE). O Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) transporta uma média de 1,8 milhão de usuários por dia. Desses, além dos idosos, 35 mil tem algum tipo de deficiência – física, visual, auditiva ou intelectual.

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999) exclusivo para reclamações.

Serviço:
Conclusão da campanha “E Se Fosse Você?”
Segunda-feira (03), a partir das 08h
Terminal Integrado Abreu e Lima