Portaria da EMTU autoriza gratuidade para policiais sem fardamento

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) informa que a partir de amanhã (01/07), será permitida aos policiais militares estaduais a gratuidade, mesmo sem utilizar o fardamento, no Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife, mediante a apresentação da carteira de policial.

Os PMs, que utilizam este direito desde 1965, através do decreto nº. 7.415, da Prefeitura do Recife, só utilizavam os coletivos estando fardados, na área específica para os portadores de gratuidade.

A medida foi determinada através da portaria nº 093/2008, assinada pelo presidente da EMTU, Dilson Peixoto. A iniciativa beneficia, em média, cerca de 2 mil policiais militares que utilizam por dia os ônibus da Região Metropolitana do Recife. Atualmente, segundo dados da Associação de Cabos e Soldados, cerca de 10 mil policiais estão lotados em municípios que fazem parte da RMR.

Salientamos que após a implantação do novo modelo de Bilhetagem Eletrônica do Sistema de Transporte Público da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR), que está em processo final de licitação, será adotada uma nova tecnologia para leitura/carregamento dos cartões (tecnologia que trará mais agilidade e segurança para os usuários e todo o sistema).

Com a implantação do novo sistema, a bilhetagem irá possibilitar a inclusão dos policiais militares, além de idosos, crianças (menores de 6 anos), pessoas com deficiência e usuários eventuais (avulsos), que passarão a contar com cartões específicos para trafegar nos ônibus da RMR.